Peregrinações à Terra Santa e a Roma

 

 

PEREGRINAÇÕES À TERRA SANTA

 

10.ª Peregrinação - 23 a 27 de Maio de 2014

9.ª Peregrinação – 25 de Setembro a 4 de Outubro de 2012

8.ª Peregrinação - 2 a 9 de Outubro de 2010

7.ª Peregrinação - 11 a 15 de Maio de 2009

6.ª Peregrinação - 8 a 15 de Junho de 2003

5.ª Peregrinação - 4 a 11 de Junho de 1997

4.ª Peregrinação - 8 a 15 de Junho de 1994

3.ª Peregrinação - 10 a 18 de Junho de 1992

2.ª Peregrinação - 7 a 14 de Junho de 1989

1.ª Peregrinação - 10 a 17 de Junho de 1987

 

10.ª Peregrinação – 23 a 27 de Maio de 2014 (Peregrinação da Lugar-Tenência de Portugal à Terra Santa durante a visita do Papa Francisco)
Pela segunda vez, nos últimos cinco anos, a Lugar-Tenência de Portugal teve o privilégio de participar, através de um grupo de Cavaleiros e Damas seus, numa Peregrinação Papal.

 

Em 2009, respondendo, na altura, a um apelo de Sua Santidade o Papa Bento XVI para que a Ordem do Santo Sepulcro estivesse presente, a Lugar-Tenência de Portugal compareceu com nove membros.

 

 

O Santo Padre, durante a viagem para a Terra Santa - Maio de 2014.

 

Volvidos cinco anos, voltou a acompanhar nova Visita Apostólica, desta feita a de Sua Santidade o Papa Francisco, reunindo vinte e seis participantes para o efeito, dos quais 16 Cavaleiros e Damas, liderados, como na primeira vez, pelo seu Lugar-Tenente.

 

Foi com emoção e muita alegria que a comitiva portuguesa participou na Missa presidida pelo Santo Padre Francisco, no dia 25 de Maio, na Praça da Manjedoura, em Belém, que reuniu oito mil participantes, a grande maioria palestinianos cristãos.

 

 

O Santo Padre, na Missa em Belém – Maio de 2014.

 

A Eucaristia foi concelebrada, entre vários prelados, por Sua Beatitude o Patriarca Latino de Jerusalém, pelo Grão-Mestre da Ordem, Sua Eminência o Cardeal Edwin F. O’Brien, e por Sua Excelência Reverendíssima o Bispo William Shomali. Na assistência, para além das altas individualidades palestinas, com relevância para o Presidente da Autoridade Nacional Palestiniana, Mahmoud Abbas, a Ordem do Santo Sepulcro esteve representada por S. Ex.ª o Governador-Geral Conde Agostino Borromeu, o Lugar-Tenente de Inglaterra e Gales e o Lugar-Tenente de Portugal, pelo casal brasileiro residente na Palestina Henrique e Carola Abreu e, ainda, pelos Cavaleiros e Damas de Portugal, Itália Tirrénica, Alemanha, França e de Jerusalém.

 

 

A Delegação da Lugar-Tenência de Portugal - Maio de 2014. 

 

A peregrinação portuguesa teve, como habitualmente, uma forte componente espiritual, da responsabilidade do seu Cerimoniário Eclesiástico Adjunto, Padre Miguel d’Aguiar, e foi iniciada no dia 23 de Maio com uma romagem de oração à Basílica do Santo Sepulcro sendo, a meio da tarde, celebrada uma Missa na Concatedral do Patriarcado Latino de Jerusalém.

 

No Sábado, dia 24, após a Via Sacra que acabou no Gólgota, foi celebrada uma Missa na Capela franciscana de Santa Maria Madalena, no interior da Basílica do Santo Sepulcro. A tarde passou-se no Monte das Oliveiras e no Monte Sião, onde, depois da romagem à Igreja de São Pedro de Galicanto, rezou-se um terço cantado pelo coro das irmãs Correia de Campos que integravam a comitiva, na Abadia da Dormição. Abadia que, no dia seguinte, seria alvo de um criminoso incêndio.

 

No dia 26 de Maio, depois do grupo de peregrinos ter participado numa Missa na Basílica da Anunciação, em Nazareth, celebrada pelo Padre Miguel e pelo Fr. Anísio (franciscano), seguiu-se viagem em direcção a Taybeh (a Ephraim bíblica), uma vila palestina habitada exclusivamente por cristãos. Ali, os Cavaleiros e Damas portugueses e restantes membros da comitiva, foram fraternalmente recebidos pelo Prior da paróquia local, Padre Aziz Halaweh, e pelo Confrade Henrique Abreu, responsável por esta visita.

 

 

Cavaleiros e Damas portugueses em Taybeh, com cristãos da Comunidade local – Maio de 2014.

 

A comitiva foi acolhida pelos dois anfitriões tendo o Padre Aziz, em português fluente, explicado toda a situação da vila e da população que nela habita, desde os notáveis projectos sociais em curso (lar de idosos e apoio às crianças) às actividades industriais (como a fábrica de Cervejas Taybeh) e comerciais (a famosa “pomba da paz”) e, naturalmente religiosas.

 

Depois de uma visita ao lar de idosos e convívio com a população local, os peregrinos portugueses rezaram o terço e participaram na Missa das 18:00 com os seus irmãos palestinos. Inesperadamente, a Missa foi celebrada em árabe e português. Esta celebração que se iniciou com o cântico português do “Avé Maria de Fátima”, cantado em árabe, foi muito comovente para todos os portugueses que nela participaram.

 

No final da Missa houve um convívio com a população local e a visita a locais de grande interesse histórico.

 

No último dia, 27 de Maio, antes do regresso a Portugal, revisitou-se, passados dois anos, o Santuário de Nossa Senhora Rainha da Palestina, em Deir Rafat, onde foi celebrada Missa seguida de um simpático pequeno-almoço oferecido pelas santas monjas de Belém que com toda a alegria contagiaram todos os presentes e fizeram matar saudades. De salientar que são estas corajosas e bondosas irmãs que têm enfrentado, na primeira linha, as ameaças físicas e os vandalismos que grupos extremistas religiosos recorrentemente fazem naquele Santuário da Padroeira da Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém.

 

A peregrinação foi concluída com a visita à Igreja de São Pedro, em Telavive.

 

Esta inesquecível Peregrinação permitiu, ainda, estabelecer úteis contactos, quer em Taybeh, quer com os franciscanos, no sentido de se operacionalizar a ida de jovens voluntários portugueses para, no tempo de férias escolares, ajudarem nas obras da Terra Santa e no apoio às comunidades cristãs.

 

9ª Peregrinação – Setembro e Outubro de 2012:
Teve início no dia 25 de Setembro de 2012, com passagem por Roma onde recebeu a Bênção Apostólica de Sua Santidade o Papa Bento XVI, na Audiência-Geral de dia 26.

 

O grupo de 75 peregrinos portugueses, liderados por S. Ex.ª o Lugar-Tenente, integrava 5 Padres e 41 membros da Ordem, acompanhados por familiares e amigos.

  

Painel oferecido, em 2012, pela Lugar-Tenência de Portugal ao Santuário da Anunciação em Nazaré

 

Com uma primeira estadia em Nazaré (dias 27 e 28) de onde partiram visitas à Basílica da Anunciação, Monte Tabor, Tabgha, Primado, Cafarnaum, Mar da Galileia e Monte das Bem-Aventuranças, Aboud, Aim Karem, Jericó (dia 29), Rio Jordão, Mar Morto, Belém e Jerusalém (a partir do dia 30), a Peregrinação teve muitos momentos especiais, dos quais se poderão destacar: a 27, a bênção e inauguração de um painel, em azulejaria portuguesa, dedicado a Nossa Senhora da Conceição, Rainha e Padroeira de Portugal, oferecido, devido ao contributo de dois cavaleiros da Lugar-Tenência de Portugal, ao Santuário da Anunciação, em Nazaré, e a Adoração do Santíssimo, no Monte Tabor; no dia 29, a visita ao Convento das Irmãs do Rosário, em Aboud, cujas obras de remodelação foram financiadas pela Lugar-Tenência de Portugal, e onde o grupo de peregrinos teve oportunidade de falar com o Fr. Yousef Rizek e as três Irmãs que, com transbordante alegria e coragem, ali prestam um extraordinário trabalho de evangelização; nos dias 2 e 3 de Outubro, respectivamente, na Concatedral do Patriarcado Latino e na Basílica do Santo Sepulcro, celebraram-se as cerimónias de Velada de Armas e de Investidura de 10 Cavaleiros e 4 Damas portugueses, presididas por S. Ex.ª Rev.ma Mons. William Shomali, Bispo Auxiliar de Jerusalém, que proferiu uma homília que a todos muito sensibilizou. S. Ex.ª Rev.ma Mons. Shomali ainda entregou a “Concha Peregrinatoris” aos seguintes Cavaleiros e Damas que participaram pela primeira vez numa Peregrinação à Terra Santa:

 

- Dr. D. Jaime Roque de Pinho d'Almeida, Marquês de Lavradio

 - Eng.º Manuel Rebelo Teixeira de Melo Ramos

- D. António Maria Pacheco de La Grandière de Noronha

- Coronel Bartolomeu Nuno de Guanilho da Costa Cabral

- Dr. Jorge Alberto Osório de Vasconcelos Jardim Gonçalves

- Eng.º Jorge Miguel de Toledo Neder Preto

- José Alberto Fonseca de Sotto-Mayor

- Com.dte José Manuel de Alvim e Norton de Pimentel Santos

- Prof. Doutor D. Lourenço da Bandeira Manoel de Vilhena de Freitas, Duque da Terceira

- Prof. Doutor Luís Afonso Brás Simões do Rosário

- Prof. Doutor Luís Alberto Adão da Fonseca

- Mestre Dr. Tiago Teles de Abreu Tarré

- Joana de Melo Correia Coelho de Campos de Melo Ramos

- Maria Matilde Pessoa de Magalhães Figueiredo de Sousa Franco

- Dalila Alexandra de Spínola Moreira de Sotto-Mayor

- Maria Amélia Ramalho de Melo Jardim Gonçalves

- Maria do Carmo Leão Ponce Dentinho van Uden

- Teresa Luísa Ferreira Pinto Basto d'Almeida, Marquesa de Lavradio

 

Foi tirada, na escadaria exterior da Basílica do Santo Sepulcro, para recordação, uma fotografia conjunta de todo o Grupo com o Senhor Bispo Auxiliar de Jerusalém e o Embaixador de Portugal em Israel.

 

Seguiu-se o cortejo dos Cavaleiros e Damas presentes pelos souks até junto do Patriarcado, pelo mesmo trajecto e da mesma forma, como haviam iniciado a cerimónia.

 

No final desse dia, S. Ex.ª Rev.ma Mons. Shomali ofereceu um jantar no Patriarcado a S. Ex.ª o Lugar-Tenente e aos membros do Conselho presentes (Chanceler, D. Nuno de Bragança van Uden, Cerimoniário Eclesiástico, Rev. Padre D. Gonçalo Portocarrero de Almada, Cerimoniário Leigo, D. Miguel de Bragança van Uden, Presidente da Delegação Sul, Eng.º José Paulo de Barahona e Silva) e ao Representante da Lugar-Tenência de Portugal em Fátima, Francisco de Mascarenhas e Lemos. Na ocasião, foi entregue a S. Ex.ª Rev.ma uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, da antiga Fábrica da Vista Alegre, benzida por S. Ex.ª Rev.ma o Bispo de Leiria-Fátima, acompanhada por uma mensagem dEste, e o documento de depósito de um donativo de € 5.000,00, efectuado por um Cavaleiro da Lugar-Tenência de Portugal.

 

No dia 4 de Outubro, antes de embarcar para Portugal, o grupo visitou o Santuário de Nossa Senhora da Palestina, em Deir Rafat, onde foi celebrada Missa, onde, após o almoço, teve lugar uma interessantíssima e comovente conversa com as Monjas de Belém que ali desenvolvem com grande alegria uma notável missão.

 

Toda a peregrinação foi acompanhada pelo magnífico coro da Família Correia de Campos, que, em todas as Missas diariamente celebradas, incluindo as cerimónias da Velada de Armas e da Investidura, encantou todos os presentes com as suas belíssimas vozes e selecção cuidada de cânticos.

 

Uma última nota para o notável guia da Peregrinação, da autoria do Rev.do Padre Miguel Soares de Albergaria d’Aguiar, distribuído a todos os Peregrinos, que constituiu um imprescindível auxiliar, quer na descrição e informação dos locais visitados quer como Missal das cerimónias religiosas. 

 

8.ª Peregrinação - Outubro 2010:
A 8.ª Peregrinação decorreu entre os dias 2 e 9 de Outubro de 2010 e reuniu um grupo de oitenta e dois peregrinos, cinquenta dos quais eram Cavaleiros e Damas da Ordem, dirigido por S. Ex.ª o Lugar-Tenente de Portugal.

 

O interesse e importância desta Peregrinação ficaram bem demonstrados através das significativas mensagens, especialmente dirigidas aos Peregrinos, de S. Santidade o Papa Bento XVI, de S. Em.ª Rev.ma o Grão-Mestre, Cardeal John P. Foley, de S. Beatitude o Patriarca Latino, Mons. Fouad Twal, Grão-Prior da Ordem, e de S. Em.ª Rev.ma o Cardeal D. José Policarpo, Grão-Prior da Lugar-Tenência de Portugal.

 

A Peregrinação iniciou-se formalmente com a celebração de uma Santa Missa, dia 2 de Outubro, pelas 15h00, na Cathédrale des Saints Michel et Gudule, em Bruxelas, onde se fez escala, tendo estado presente um representante de S. Ex.ª o Lugar-Tenente da Bélgica e toda a comitiva portuguesa.

 

Na Terra Santa, efectuaram-se contactos com comunidades cristãs, visitas e celebrações eucarísticas em diversos Lugares Santos, designadamente Jerusalém, Belém, Campo dos Pastores, Ain Karem, Nazaré, Cafarnaum, Monte Tabor, Monte Carmelo, Rio Jordão e Mar Morto. E visitou-se, também, a fortaleza de São João de Acre.

 

Esta Peregrinação incluiu uma Investidura na Basílica do Santo Sepulcro, a primeira ao fim de oito séculos, realizada no dia 5 de Outubro, dos seguintes 13 Cavaleiros, 5 Damas e 1 Eclesiástico:

 

- Dr. José Miguel Granadeiro e Falcão de Carvalho Cerqueira

- Dr. Luis Baltazar Brito da Silva Correia

- D. Nuno Michael Gabriel Rafael Maria de Bragança van Uden

- D. Miguel Inácio de Bragança van Uden

- Dr. D. Nuno Sanches de Baena de Saldanha da Bandeira Ennes, Visconde de Sanches de Baena

- Dr. D. Luis Maria Pinto Basto d’Almeida, Conde de Avintes

- Dr. Bernardo Simões de Almeida Ramos de Magalhães

- Dr. Lourenço de Saldanha da Bandeira Botelho de Sousa

- Dr. José Luis Homem Pizarro Beleza

- Dr. Filipe de Mendia de Athayde Pinto de Mascarenhas

- Dr. Lourenço Cabral Parreira Beja da Costa

- Embaixador Dr. José Carlos Júlio da Cruz Almeida

- Dr. José Manuel Silva Veiga de Macedo

- Maria da Assunção da Cunha e Menezes Pimenta da Gama, Condessa da Barca

- Dr.ª Maria José de Magalhães de Abreu Castello-Branco Adão da Fonseca

- Dr.ª Aura Maria Vistas Miguel

- Dr.ª Sofia Cordeiro Pereira de Sousa Eiró Beja da Costa

- Dr.ª Maria Inês Fragoso de Barahona Silva

- Rev.do Padre Paulo Luis Cary de Potes Cordovil

 

Após o almoço oferecido, nesse dia, no Knights Palace Hotel, pela Lugar-Tenência de Portugal a S. Beatitude o Patriarca Latino, aos Representantes do Senhor Núncio Apostólico em Israel e do Custódio da Terra Santa, a S. Ex.ª o Lugar-Tenente da Bélgica Cav. Gr. Cr. François t’Kint de Roodenbeke e Sua Mulher e a toda a comitiva portuguesa, todos os Cavaleiros e Damas da Ordem, já com os novos membros incorporados, foram recebidos em audiência, no Patriarcado Latino de Jerusalém, por S. Beatitude Mons. Twal. Nessa cerimónia foram trocados discursos entre S. Beatitude e S. Ex.ª o Lugar-Tenente, após a imposição da “Concha Peregrinatoris” aos Cavaleiros e Damas que nunca haviam participado em peregrinação à Terra Santa tendo sido entregue ao Patriarcado o donativo de € 10.000,00 generosamente concedido por um membro da Lugar-Tenência de Portugal.

 

 

Pormenor da audiência concedida pelo Patriarca Latino aos membros da delegação da Lugar-Tenência de Portugal - Outubro de  2010.

 

Para além dos novos Cavaleiros e Damas citados, receberam a “Concha Peregrinatoris”:

 

- Com. Dr. Francisco de Mendia Vassalo

- Cav. Rev.do Padre D. Gonçalo Nuno Ary Portocarrero de Almada, Visconde de Macieira

- Cav. Rev.do Padre João Maria de Sousa Mendes

- Cav. Dr. António Maria de Bourbon e Couto Tovar de Magalhães e Menezes (Felgueiras)

- Cav. Eng.º Nuno Maria da Câmara Pina de Sousa Mendes

- Cav. Dr. Luís Gonzaga de Sousa Morais Cardoso

- Cav. Luís Bernardo Mendes de Vasconcelos Carneiro Pinto

- Cav. Francisco Manuel de Magalhães Castel Branco de Mascarenhas

- Cav. Dr. Manuel Augusto Pereira e Cunha Machado Pinheiro Torres

- Cav. Prof. Doutor José Augusto Perestrelo de Alarcão Troni, Conde da Barca

- Cav. Dr. Sebastião Maria de Castro de Sousa Pinto

- Cav. Eng.º Luís Manuel Mexia Alves Chaves Costa

- Cav. Dr. D. Pedro Maria da Cunha José de Mello

- Cav. Prof. Doutor Fernando Manuel Adão da Fonseca

- Cav. Dr. Gonçalo de Magalhães Moreira Rato

- Dama Maria Graziella Quintela Paixão Lobato da Fonseca von Amann de Campos

- Dama Dr.ª Maria Margarida Monteiro Galvão Telles Ferreira da Fonseca

- Dama Maria Isabel Correia de Castro Pereira Morais Cardoso

- Dama Dr.ª Maria Virgínia de Sales Dias Bravo Chaves Costa

- Dama Dr.ª Maria Fernanda da Silva Pinto Simões Soares da Veiga

- Dama Dr.ª Maria Serafina de Menezes Simões

- Dama Dr.ª Maria Fernanda de Quadros Figueiredo Dantas

 

No âmbito desta Peregrinação, os Cavaleiros e Damas da Lugar-Tenência de Portugal ofereceram ao Patriarcado Latino de Jerusalém uma réplica de um retrato de São Nuno de Santa Maria - canonizado no ano anterior pelo Santo Padre Bento XVI - cujo original, propriedade de SS.AA.RR. os Duques de Bragança, foi por Estes gentilmente cedido para o efeito. O quadro encontra-se, actualmente, colocado na antecâmara da Sala dos Cavaleiros do Patriarcado Latino de Jerusalém, onde habitualmente S. Beatitude concede as audiências.

 

Foi, igualmente, oferecida uma réplica, mais pequena, do mesmo quadro à Capela do Knights Palace Hotel, pousada do Patriarcado Latino ligada à Ordem do Santo Sepulcro, onde também se encontra uma imagem de Nossa Senhora de Fátima.

 

No dia 8 de Outubro, na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no Monte Carmelo, foi imposto o Escapulário a todos os peregrinos que não o possuíam.

  

7.ª Peregrinação - Maio 2009:
A 7.ª Peregrinação da Lugar-Tenência de Portugal decorreu entre os dias 9 e 14 de Maio, no âmbito de uma Peregrinação Internacional da Ordem, por ocasião da Visita Apostólica de S. Santidade o Papa Bento XVI à Terra Santa.

 

Respondendo ao apelo do Santo Padre, veiculado pelo Grão-Mestre da Ordem, S. Em.ª Rev.ma o Cardeal John Patrick Foley, a Lugar-Tenência de Portugal, fez-se representar por uma delegação presidida por S. Ex.ª o Lugar-Tenente e constituída S.A.R. o Senhor D. Duarte, Duque de Bragança, Cavaleiro Grã-Cruz da Ordem, e pelos Cavaleiros Rev.do Padre Miguel Soares de Albergaria d’Aguiar, Eng.º Nuno Maria da Câmara Pina de Sousa Mendes e Eng.º José Paulo de Barahona Silva e pelas Damas Maria de Fátima de Barahona Silva, Maria Virgínia de Sales Dias Bravo Chaves Costa e Ana Júlia Galvão de Melo Correia de Campos.

 

 Delegação da Lugar-Tenência de Portugal - Maio de 2009

 

Tendo ficado instalada no Knights Palace Hotel (Patriarcado Latino de Jerusalém) com as delegações das outras Lugar-Tenências, a delegação portuguesa, a maior de todas as presentes, acompanhou de perto Sua Santidade nas cerimónias por Si presididas, que tiveram lugar na Concatedral do Patriarcado Latino de Jerusalém e na Eucaristia celebrada no Vale Kidron, no dia 12 de Maio, bem como na Eucaristia que teve lugar, no dia seguinte, em Belém presidida também por Sua Santidade e a qual o Cav. Rev.do Padre Miguel Soares de Albergaria d’Aguiar foi convidado a concelebrar.

 

De salientar o honroso convite dirigido a S.A.R. o Senhor D. Duarte, Duque de Bragança, e a S. Ex.ª o Lugar-Tenente de Portugal para o almoço com o Santo Padre, que teve lugar no Patriarcado Latino, no dia 12 de Maio.

 

A Peregrinação da Lugar-Tenência portuguesa culminou, no dia 14 de Maio, com a Santa Eucaristia celebrada, à porta fechada, pelo Cav. Rev.do Padre Miguel Soares d'Albergaria d’Aguiar para os restantes Cavaleiros e Damas, na capela do Sepulcro de Jesus Cristo (Capela do Anjo), no interior da Igreja do Santo Sepulcro.

 

No final da Santa Missa foi entregue, com a autorização de S. Beatitude, a “Concha Peregrinatoris”, junto ao Santo Sepulcro de Nosso Senhor, a S.A.R. o Cav. Gr. Cr. Senhor D. Duarte, Duque de Bragança, e aos Cavaleiros Dr. Nuno da Câmara Pina de Sousa Mendes e Eng.º José Paulo de Barahona Silva e às Damas Maria de Fátima de Barahona Silva, Maria Virgínia de Sales Dias Bravo Chaves Costa e Ana Júlia Galvão de Melo Correia de Campos.

 

No último dia realizou-se uma visita à comunidade cristã da Arménia. 

 

6.ª Peregrinação - Junho 2003:
Segundo a tradição iniciada pelo antigo Lugar-Tenente Dr. Eduardo Norte Santos Silva, deslocou-se, mais uma vez, à Terra Santa um grupo de Cavaleiros e Damas, contrariando a generalidade das recomendações, acompanhados de forma magistral nesta peregrinação pelo Cerimoniário Religioso Rev.do Cónego João Maria Félix da Costa Seabra, coadjuvado pelo Rev.do Padre Bernt Besch, expressamente designado para o efeito pelo Patriarca Latino.

 

Especial referência para a a audiência pessoal concedida por S. Beatitude o Patriarca Latino de Jerusalém e Grão-Prior da Ordem, Monsenhor Michel Sabat, a quem o antigo Lugar-Tenente Dr. Eduardo Norte Santos Silva entregou um lampadário de prata incrustado com Cruzes de Cristo portuguesas, doado pela Lugar-Tenência de Portugal.

 

S. Ex.ª o Lugar-Tenente agradeceu a audiência e manifestou que a Igreja de Roma e o Patriarcado Latino de Jerusalém sempre tiveram e terão na Lugar-Tenência de Portugal o mais fiel dos seus seguidores e defensores após o que, com palavras de grande simpatia e emoção, S. Beatitude expressou o Seu reconhecimento às Lugar-Tenências que mantêm as peregrinações, um dos mais fortes argumentos usado para justificar a pouca atenção que o governo de Israel presta aos Lugares Santos e à Comunidade Católica em geral. Referiu, ainda, que não é nos palestinianos nem nos judeus moderados que está a grande animosidade para co os Católicos nem o entrave para uma solução, estando o problema quase apenas na ambição dos políticos, que se servem de tudo e de todos para cumprir uma estranha missão, em nome da qual morrem milhares de inocentes.

 

Participaram nesta peregrinação S. Ex.ª o Lugar-Tenente Conde de Rezende, Dr. Eduardo Norte Santos Silva, Ex.mo e Rev.mo Cónego João Maria Félix da Costa Seabra, Rev.do Padre Miguel Soares de Albergaria d'Aguiar, Dr. Nuno von Amann de Campos, Dr. Gonçalo de Medina Figueiredo de Barros, Barão de Monte Pedral, Dr. Fernando Correia da Silva e Mulher e Maria da Conceição Silvestre Ribeiro Cardoso. 

 

5.ª Peregrinação - Junho 1997:
De 4 a 11 de Junho, decorreu a 5.ª Peregrinação à Terra Santa sob a direcção do Cav. Com. Rev.do Padre Doutor António Pereira da Silva, OFM.

 

Uma especial referência para a visita ao Seminário de Beit Jallah e ao Infantário "Crèche de la Sainte Famille", dirigido pela Ordem do Santo Sepulcro. No Seminário, foi entregue um cheque de US $ 1000,00, correspondente ao prémio "Lugar-Tenência de Portugal", instituído em 1996, aquando da primeira peregrinação organizada pela Lugar-Tenência de Portugal. No Infantário, foram deixados brinquedos.

 

A final da peregrinação, a cerimónia de recepção no Patriarcado Latino, em que foi comunicada a intenção da entrega de um lampadário, com simbologia Portuguesa, propriedade do Lugar-Tenente, para ser colocado junto do templete do Santo Sepulcro.

 

Participaram S. Ex.ª o Lugar-Tenente, Dr. Eduardo Norte Santos Silva, Conde de Rezende, Dr. Ruy de Mascarenhas Leiria, Eng.º José de Tavares Morais da Cunha e sua Mulher, aos quais já havia sido imposta a "Concha Peregrinatoris". 

 

4.ª Peregrinação - Junho 1994:
A 4.ª Peregrinação à Terra Santa realizou-se de 8 a 15, teve uma participação de 17 Confrades e familiares e contou com a presença de S. Ex.ª o Lugar-Tenente e o acompanhamento espiritual do Cav. Com. Rev.do Padre Doutor António Pereira da Silva, O.F.M.

 

Foi visitado o Seminário, tendo a Lugar-Tenência de Portugal, através dos Confrades Dr. Luiz Folhadela de Oliveira e sua Mulher, contribuído para a "adopção” de um seminarista, mediante a contribuição, para o efeito, de US $ 4000,00.

 

Procedeu-se, ainda, à entrega do valor referente ao prémio de US $ 1000,00 instituído pela Lugar-Tenência de Portugal para o seminarista que em cada ano mais se distinga.

 

Como postulante, integrou ainda a peregrinação o Dr. Francisco Farinha de Noronha de Andrade.

 

A peregrinação terminou com a visita a S. Beatitude o Patriarca Latino de Jerusalém, Mons. Michel Sabat, que impôs a Cruz de Mérito da Ordem ao Cav. Com. Rev.do Doutor António Pereira da Silva, O.F.M., Comissário Português para a Terra Santa, e a "Concha Peregrinatoris" a:

 

- Cav. Dr. Luiz Folhadela de Oliveira

- Cav. Alcino Cardoso

- Cav. Dr. Ruy de Mascarenhas Leiria

- Cav. Dr. José António Alves da Cunha Coutinho

- Cav. Dr. Jaime Carvalho de Lemos

- Dama Maria Helena Ferreira da Costa Gonçalves Folhadela de Oliveira

- Dama Maria Manuela Folhadela de Melo da Costa Guimarães 

 

3.ª Peregrinação - Junho 1992:
De 10 a 18, realizou-se a 3.ª Peregrinação à Terra Santa, que teve como guia, uma vez mais, o Cav. Com. Rev.do Padre Doutor António Pereira da Silva, O.F.M. Como habitualmente, integrou a mesma o Lugar-Tenente e a sua Mulher, bem como ainda S. A. o Senhor D. Miguel, Duque de Viseu.

 

Para além de um donativo, foi entregue a importância de US $ 1.000,00 destinado ao prémio da iniciativa da Lugar-Tenência Portuguesa.

 

Durante a Peregrinação foi, ex novo ou por renovação, imposta a "Concha Peregrinatoris" a:

 

- S. A. o Senhor D. Miguel, Duque de Viseu

- Cav. Gr. Cr. Dr. Eduardo Norte Santos Silva

- Cav. Com. Rev.do Padre Doutor António Pereira da Silva, O.F.M

- Cav. Com. Eng.º José de Tavares Morais da Cunha

- Cav. Dr. Ruy de Mascarenhas Leiria

- Cav. Ten.-Coronel Armando Freire Cabral de Sacadura Falcão

- Cav. Dr. António Maria de Figueiredo Meyrelles do Souto

- Cav. Prof. Doutor Pedro Mário Soares Martinez

- Cav. Dr. Miguel João de Polignac Mascarenhas de Barros

- Dama de Comenda Dr.ª Maria Miguel Costa do Nascimento Neves Santos Silva

- Dama Elizabeth Henriqueta Curbera Burmester

- Dama Clarisse Tavares de Almeida Romano Soares Martinez 

 

2.ª Peregrinação - Junho 1989:
Realizou-se, de 7 a 14, a 2.ª Peregrinação à Terra Santa, organizada pela Ordem, em conjugação com o Comissariado Português para a Terra Santa e guiada pelo Cav. Rev.do Padre Doutor António Pereira da Silva, O.F.M..

 

Participaram 11 Cavaleiros e 3 Damas, alguns dos quais acompanhados por familiares.

 

No dia 13, durante a peregrinação, foram investidos, na Concatedral do Patriarcado Latino, em Jerusalém, por S. Beatitude o Patriarca Latino de Jerusalém:

 

- Cav. Rev.do Padre Doutor António Pereira da Silva, O.F.M.

- Cav. Dr. Francisco José Roseta Fino

 

Receberam a "Concha Peregrinatoris", também no dia 13:

 

- Cav. Com. Dr. Marcus Soares de Albergaria de Noronha da Costa

- Cav. Com. Dr. João Ferreira da Fonseca

- Cav. Com. Eng.º António Luís C. de C. de Mattos e Silva

- Cav. Dr. José Nicolau Ferreira Gonçalves

- Cav. D. João de Castro de Mendia, Conde de Rezende

- Cav. General Kaúlza Oliveira de Arriaga

- Cav. António José Canavarro da Câmara de Vasconcelos e Sousa Rieff

- Cav. José Fernando de Moraes Sarmento de Abreu Peixoto

- Cav. Rev.do Padre Doutor António Pereira da Silva, O.F.M.

- Cav. Dr. Francisco José Roseta Fino

- Dama Maria do Carmo Fernandes Formigal de Arriaga

 

1.ª Peregrinação - Junho 1987:
De 10 a 17, efectuou-se a 1.ª Peregrinação promovida pela Lugar-Tenência de Portugal à Terra Santa, tendo participado os seguintes membros ou postulantes da Ordem:

 

- Cav. Gr. Of. Dr. Eduardo Norte Santos Silva
- Cav. Com. Prof. Doutor Martim Côrte-Real de Albuquerque
- Cav. Dr. Francisco de Cabedo Falcão Machado
- Dama Dr.ª Maria Miguel Neves Santos Silva
- Rui Serrano Nunes Sequeira
- Dr. Francisco José da Silva Roseta Fino
- Maria Palmira da Silveira Machado Pinto Vicente Roseta Fino
- Dr. António José da Silva Pinheiro Marques
- Rev.do Padre Doutor António Pereira da Silva, O.F.M.

 

No dia 16, foi concedida à delegação uma audiência por S. Beatitude o Patriarca Latino de Jerusalém, Grão-Prior da Ordem, que impôs aos presentes a "Concha Peregrinatoris".

 

Foi, então, instituído o "Prémio da Lugar-Tenência de Portugal", no valor de US $ 750,00, a atribuir bi-anualmente ao aluno mais classificado do Seminário de Beit Jallah, tendo a disponibilidade de tal verba ficado a dever-se à generosidade de 2 Cavaleiros e de 1 Postulante.

 

 

PEREGRINAÇÕES A ROMA

 

4.ª Peregrinação - Setembro de 2013

3.ª Peregrinação - Setembro 2012

2.ª Peregrinação - Fevereiro 2012

1.ª Peregrinação - Abril 2009 

 

4.ª Peregrinação – Peregrinação Internacional, integrada no Ano da Fé - 10 a 15 de Setembro de 2013
Na tarde de 13 de Setembro, o Santo Padre Francisco reuniu-se com mais de 3.500 Cavaleiros e Damas da Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém, dos cinco Continentes, em peregrinação a Roma, durante o Ano da Fé (o número de participantes foi crescendo durante os últimos dias).

 

Nesse dia, Sua Eminência o Cardeal Edwin F. O'Brien, Grão-Mestre da Ordem, na parte da manhã celebrou uma Missa para todos na Basílica papal de São Paulo Extramuros, na qual participaram todos os peregrinos - os Cavaleiros e Damas com suas capas tradicionais com a insígnia da Ordem (Cruz potenciada recordando as cinco chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo) – tendo à tarde, liderado os membros da Ordem e acompanhantes que encheram a Sala Paulo VI, no Vaticano, para a Audiência com o Santo Padre Francisco.

 

Antecedendo o encontro com o Santo Padre, Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Arcebispo Salvatore Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, fez uma apresentação sobre o Ano da Fé.

 

O Discurso do Santo Padre foi dirigido a todos os presentes, tendo salientado expressamente que os Cavaleiros e Damas da Ordem não deveriam passar pela vida como caminhantes errantes, sem rumo nem destino, mas como verdadeiros peregrinos em busca do aprofundamento da Fé e da Salvação, definindo como linha de actuação da Ordem três pontos-chave: Caminhar, Construir e Confessar.

 

No final, Sua Eminência o Cardeal Grão-Mestre, os Membros do Grão-Magistério e todos os Lugar-Tenentes presentes tiveram a honra de beijar o anel papal e dirigir algumas palavras ao Papa Francisco.

 

A Peregrinação Internacional da Ordem em Roma, teve início formal no dia 10 de Setembro, com uma Missa celebrada na Igreja de Santa Maria em Traspontina, presidida pelo Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Arcebispo Giuseppe De Andrea, Assessor de Honra da Ordem. Duas celebrações semelhantes ocorreram, respectivamente, na Quarta-feira, 11 de Setembro, na Chiesa del Gesù, presidida pelo Reverendo Monsenhor Francis D. Kelly, cerimoniário Eclesiástico do Grão Magistério, e na Quinta-feira, 12 de Setembro, na Basílica de Santa Maria in Trastevere, sendo principal celebrante Sua Excelência Reverendíssima Mgr. Philip E. Wilson, Arcebispo de Adelaide e Grão-Prior do Lugar-Tenência da Austrália Ocidental. Nesses dias os peregrinos tiveram a oportunidade de fazer uma visita à Basílica de Santa Maria Maior e ao seu museu, à Igreja de Santa Maria in Aracoeli, à colina do Capitólio e aos Museus do Vaticano. No Domingo, 15 de Setembro, mais uma vez, na Basílica de São Paulo Extramuros, na Via Ostiense, realizou-se a última cerimónia desta Peregrinação Internacional, que foi presidida pelo Cardeal Grão-Mestre Durante a Santa Missa que ali teve lugar, foram investidos 20 Cavaleiros da Lugar-Tenência de França e seis Cavaleiros e três Damas da nova Lugar-Tenência de São Paulo (Brasil) apadrinhados por Cavaleiros e Damas da Lugar-Tenência de Portugal. Entre os novos Cavaleiros brasileiros contava-se, S. Ex.ª o Lugar-Tenente Cav. Com. Dr. Manuel Tavares de Almeida, cujo Padrinho foi o membro do Grão-Magistério e responsável pela instituição desta Lugar-Tenência, S.E. o Conde de Rezende.

 

Na véspera, dia 14 de Setembro, o dia foi preenchido com um Concerto Coral na Basílica de São João de Latrão, da parte da manhã, uma Missa solene na Basílica de São Pedro, presidida pelo Cardeal Grão-Mestre, às 17h00, tendo-se realizado à noite, pelas 21h00, na quatrocentista Igreja de Santo António dos Portugueses, cedida amavelmente para o efeito pelo seu Reitor. Mons. Agostinho Borges (que participou activamente no enquadramento musical), a cerimónia de Velada de Armas para os candidatos brasileiros, presidida pelo Cerimoniário da Lugar-Tenência de Portugal, Reverendíssimo Padre Cav. Com. Gonçalo Portocarrero de Almada, Coadjuvado pelos Reverendíssimos Confrades Mons. José de Bettencourt, Chefe de Protocolo do Vaticano, e pelo Cerimoniário Adjunto, Padre Miguel d’Aguiar. Esta cerimónia de grande beleza e profundidade contou com a colaboração activa no campo organizativo e protocolar do Cerimoniário Leigo da Lugar-Tenência de Portugal, Cav. Dr. António Felgueiras.

 

A esta cerimónia assistiu, também, o Senhor Conselheiro da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé, Dr. Luiz de Albuquerque Veloso. Como curiosidade, participaram integrados no corpo da Ordem constituído por mais de vinte Cavaleiros e Damas portugueses (os únicos membros da Ordem presentes), quatro membros luso-canadianos, da Lugar-Tenência do Canadá.

 

A Comitiva da Lugar-Tenência de Portugal, liderada pelo seu Lugar-Tenente, integrou 43 pessoas, dos quais 37 – 16 Cavaleiros e 11 Damas – eram membros da Ordem.

 

A irrepreensível organização da Peregrinação da comitiva portuguesa esteve a cargo do Cav. D. Miguel de Bragança van Uden, Conselheiro da Lugar-Tenência, que zelou por todos os detalhes assegurando em permanência todos os contactos com a UNITALSI e Roma, contando com o sempre disponível e eficiente apoio da Senhora Secretária da Ordem, Dr.ª Isabel Simões.

 

3.ª Peregrinação - Setembro 2012:
No dia 25 de Setembro de 2012, um grupo de cerca de 60 peregrinos, que incluíam Cavaleiros e Damas da Lugar-Tenência de Portugal, acompanhados pelos 14 Candidatos, familiares e amigos em viagem para a Terra Santa, deslocaram-se a Roma, onde permaneceram 2 dias. 

 

No primeiro dia, foi oferecida à comitiva portuguesa, liderada por S. Ex.ª o Lugar-Tenente, uma recepção na Embaixada de Portugal junto da Santa Sé, pelo Encarregado de Negócios Dr. Luiz de Albuquerque Velozo, contando com uma centena de convidados entre os quais Sua Eminência o Cardeal D. Manuel Monteiro de Castro, Sua Excelência Reverendíssima Mons. D. Rino Passigato, Núncio Apostólico em Portugal, Sua Excelência Reverendíssima D. Carlos Azevedo, o Rev.mo Mons. Cav. Gr. Of. Francis D. Kelly, Cerimoniário Eclesiástico do Grão Magistério, S. Ex.ª Prof. Pierre Blanchard, Membro do Grão Magistério e S. Ex.ª o Embaixador de Portugal em Roma, Dr. Manuel Lobo Antunes.

 

Seguiu-se, pelas 21h00 uma Missa na Igreja de Santo António dos Portugueses. 

 

No dia 26, o grupo de peregrinos da Lugar-Tenência de Portugal, participou formalmente – os Cavaleiros e as Damas envergando capa, barrete/mantilha e insígnias - em área reservada para o efeito, do lado esquerdo em frente ao altar, na Audiência-Geral, realizada na Praça de São Pedro, onde Sua Santidade o Papa Bento XVI se lhes dirigiu expressamente numa saudação em português, antes de conceder a Bênção Apostólica. 

 

Depois desta cerimónia, a comitiva portuguesa foi recebida no Palácio della Rovere, Sede da Ordem, pelo Chanceler do Grão Magistério, S. Ex.ª o Cav. Gr. Cr. Prof. Ivan Rebernik que, em simpática recepção, lhes mostrou diversas salas, em interessante visita guiada. 

 

Pelas 16h00, foi celebrada Missa na Igreja do Espírito Santo, in Sassia, após o que a comitiva se dirigiu ao aeroporto com destino à Terra Santa. 

 

2.ª Peregrinação - Fevereiro 2012:
A 2ª Peregrinação a Roma da Lugar-Tenência de Portugal realizou-se nos dias 17 a 20 de Fevereiro, no âmbito do Consistório para elevação a Cardeal do Grão-Mestre da Ordem, Sua Eminência Edwin Frederick O’Brien.

 

Sendo uma peregrinação internacional, com representantes de várias Lugar-Tenências de todo o Mundo, compareceram centenas de Cavaleiros e Damas da Ordem. A Lugar-Tenência de Portugal esteve representada por S. Ex.ª o Lugar-Tenente e as Damas Dr.ª Margarida Galvão Teles Ferreira da Fonseca e Dr.ª Aura Miguel, que como Jornalista Vaticanista, se desdobrou em funções. Presente, também, mas na qualidade de membro do Grão-Magistério, S. Ex.ª o Conde de Rezende.

 

No dia 17, a delegação portuguesa foi convidada por S. Ex.ª o Embaixador de Portugal junto da Santa Sé para uma recepção dada na Embaixada em homenagem ao novo Cardeal português, Sua Eminência D. Manuel Monteiro de Castro.

 

O programa oficial começou, no dia 18, de manhã, com a cerimónia do Consistório, no interior da Basílica de São Pedro. À tarde SS. EE. o Conde de Resende e o Lugar-Tenente de Portugal foram prestar cumprimentos a Suas Eminências Reverendíssimas o Cardeal Grão-Mestre e o Cardeal português D. Manuel Monteiro de Castro.

 

No dia seguinte, dia 19, Sua Santidade o Papa Bento XVI celebrou, na Basílica de São Pedro, a Santa Missa acolitado pelos novos Cardeais, entre os quais o Grão-Mestre da Ordem e D. Manuel Monteiro de Castro.

 

Seguiu-se, no Palácio della Rovere, Sede da Ordem, uma recepção oferecida por Sua Eminência o Cardeal Grão-Mestre Edwin O’Brien. À noite foi oferecido pela Diocese de Baltimore um jantar em homenagem ao Grão-Mestre, para o qual foram convidados SS.EE. o Conde de Rezende e o Lugar-Tenente de Portugal.

 

1.ª Peregrinação - Abril 2009:
Por ocasião da Canonização de São Nuno de Santa Maria, realizou-se, entre os dias 24 e 28 de Abril de 2009, a 1ª Peregrinação da Lugar-Tenência portuguesa a Roma. A comitiva era composta por cerca de cem pessoas, das quais perto de metade eram Cavaleiros e Damas da Ordem, dirigidas por S. Ex.ª o Lugar-Tenente de Portugal, e na qual participaram SS.AA.RR os Duques de Bragança, Membros Grã-Cruzes da Ordem.

 

O programa foi de grande intensidade espiritual, iniciando-se no dia 25 de Abril, pelas 21h00, na Igreja de Santo António dos Portugueses, com a Vigília presidida por Sua Eminência o Grão Prior Cardeal D. José Policarpo, Patriarca de Lisboa. 

 

No dia 26 de Abril, celebrou-se na Praça de São Pedro, no Vaticano, a cerimónia de Canonização de São Nuno de Santa Maria. A Ordem esteve representada por uma delegação de 50 Cavaleiros e Damas, incluindo SS.AA.RR os Duques de Bragança e o Lugar-Tenente de Portugal.

  

 Membros da delegação da Lugar-Tenência de Portugal - Abril de 2009.

 

Ao fim da tarde desse dia, S. Ex.ª o Embaixador de Portugal junto da Santa Sé, Dr. João da Rocha Páris, recebeu a comitiva portuguesa numa recepção na Embaixada.

 

No dia seguinte, 27 de Abril, foi celebrada, na Basílica de São Paulo Extra-Muros (Roma), a Missa de Acção de Graças pela Canonização deste Santo português, presidida Sua Eminência o Grão Prior D. José Policarpo, com a presença de 20 Cavaleiros e Damas Portugueses, incluindo SS.AA.RR. os Duques de Bragança.

 

Missa na Basílica de S. Paulo Extra-Muros, celebrada por Sua Eminência o Grão-Prior da Lugar-Tenência de Portugal, Cardeal D. José da Cruz Policarpo, Patriarca de Lisboa, em acção de graças pela canonização de S. Nuno de Santa Maria - Abril de 2009.

 

Nesse mesmo dia, o Grão-Mestre da Ordem Sua Eminência o Senhor Cardeal John Foley havia concedido, no Palácio della Rovere, Sede da Ordem, no Vaticano, uma histórica audiência à representação de cerca de 40 Cavaleiros e Damas portugueses, chefiada por S. Ex.ª o Lugar-Tenente e que integrava ainda a honrosa presença de S.A.R o Senhor Dom Duarte de Bragança, Chefe da Casa Real Portuguesa, e SS. EE. os dois antigos Lugar-Tenentes que precederam o actual. Esta cerimónia revestiu-se de grande solenidade merecendo, logo no dia seguinte, expresso agradecimento do nosso Grão-Mestre que não deixou de referir amavelmente, por carta, a significativa presença e dimensão da Delegação Portuguesa. Nessa Audiência, o Grão-Mestre, perante S. Ex.ª o Governador-Geral Conde Agostino Borromeo, conferiu ao Senhor Conde de Rezende a distinção de Lugar-Tenente Honorário.

 

 

Audiência concedida por Sua Eminência o Cardeal Grão-Mestre John Foley à delegação da Lugar-Tenência de Portugal, no Palácio della Rovere, sede da Ordem do Santo Sepulcro, no Vaticano, por ocasião da canonização de S. Nuno de Santa Maria - Abril de 2009, 


Peregrinações à Terra Santa e a Roma

 

 

PEREGRINAÇÕES À TERRA SANTA

 

10.ª Peregrinação - 23 a 27 de Maio de 2014

9.ª Peregrinação – 25 de Setembro a 4 de Outubro de 2012

8.ª Peregrinação - 2 a 9 de Outubro de 2010

7.ª Peregrinação - 11 a 15 de Maio de 2009

6.ª Peregrinação - 8 a 15 de Junho de 2003

5.ª Peregrinação - 4 a 11 de Junho de 1997

4.ª Peregrinação - 8 a 15 de Junho de 1994

3.ª Peregrinação - 10 a 18 de Junho de 1992

2.ª Peregrinação - 7 a 14 de Junho de 1989

1.ª Peregrinação - 10 a 17 de Junho de 1987

 

10.ª Peregrinação – 23 a 27 de Maio de 2014 (Peregrinação da Lugar-Tenência de Portugal à Terra Santa durante a visita do Papa Francisco)
Pela segunda vez, nos últimos cinco anos, a Lugar-Tenência de Portugal teve o privilégio de participar, através de um grupo de Cavaleiros e Damas seus, numa Peregrinação Papal.

 

Em 2009, respondendo, na altura, a um apelo de Sua Santidade o Papa Bento XVI para que a Ordem do Santo Sepulcro estivesse presente, a Lugar-Tenência de Portugal compareceu com nove membros.

 

 

O Santo Padre, durante a viagem para a Terra Santa - Maio de 2014.

 

Volvidos cinco anos, voltou a acompanhar nova Visita Apostólica, desta feita a de Sua Santidade o Papa Francisco, reunindo vinte e seis participantes para o efeito, dos quais 16 Cavaleiros e Damas, liderados, como na primeira vez, pelo seu Lugar-Tenente.

 

Foi com emoção e muita alegria que a comitiva portuguesa participou na Missa presidida pelo Santo Padre Francisco, no dia 25 de Maio, na Praça da Manjedoura, em Belém, que reuniu oito mil participantes, a grande maioria palestinianos cristãos.

 

 

O Santo Padre, na Missa em Belém – Maio de 2014.

 

A Eucaristia foi concelebrada, entre vários prelados, por Sua Beatitude o Patriarca Latino de Jerusalém, pelo Grão-Mestre da Ordem, Sua Eminência o Cardeal Edwin F. O’Brien, e por Sua Excelência Reverendíssima o Bispo William Shomali. Na assistência, para além das altas individualidades palestinas, com relevância para o Presidente da Autoridade Nacional Palestiniana, Mahmoud Abbas, a Ordem do Santo Sepulcro esteve representada por S. Ex.ª o Governador-Geral Conde Agostino Borromeu, o Lugar-Tenente de Inglaterra e Gales e o Lugar-Tenente de Portugal, pelo casal brasileiro residente na Palestina Henrique e Carola Abreu e, ainda, pelos Cavaleiros e Damas de Portugal, Itália Tirrénica, Alemanha, França e de Jerusalém.

 

 

A Delegação da Lugar-Tenência de Portugal - Maio de 2014. 

 

A peregrinação portuguesa teve, como habitualmente, uma forte componente espiritual, da responsabilidade do seu Cerimoniário Eclesiástico Adjunto, Padre Miguel d’Aguiar, e foi iniciada no dia 23 de Maio com uma romagem de oração à Basílica do Santo Sepulcro sendo, a meio da tarde, celebrada uma Missa na Concatedral do Patriarcado Latino de Jerusalém.

 

No Sábado, dia 24, após a Via Sacra que acabou no Gólgota, foi celebrada uma Missa na Capela franciscana de Santa Maria Madalena, no interior da Basílica do Santo Sepulcro. A tarde passou-se no Monte das Oliveiras e no Monte Sião, onde, depois da romagem à Igreja de São Pedro de Galicanto, rezou-se um terço cantado pelo coro das irmãs Correia de Campos que integravam a comitiva, na Abadia da Dormição. Abadia que, no dia seguinte, seria alvo de um criminoso incêndio.

 

No dia 26 de Maio, depois do grupo de peregrinos ter participado numa Missa na Basílica da Anunciação, em Nazareth, celebrada pelo Padre Miguel e pelo Fr. Anísio (franciscano), seguiu-se viagem em direcção a Taybeh (a Ephraim bíblica), uma vila palestina habitada exclusivamente por cristãos. Ali, os Cavaleiros e Damas portugueses e restantes membros da comitiva, foram fraternalmente recebidos pelo Prior da paróquia local, Padre Aziz Halaweh, e pelo Confrade Henrique Abreu, responsável por esta visita.

 

 

Cavaleiros e Damas portugueses em Taybeh, com cristãos da Comunidade local – Maio de 2014.

 

A comitiva foi acolhida pelos dois anfitriões tendo o Padre Aziz, em português fluente, explicado toda a situação da vila e da população que nela habita, desde os notáveis projectos sociais em curso (lar de idosos e apoio às crianças) às actividades industriais (como a fábrica de Cervejas Taybeh) e comerciais (a famosa “pomba da paz”) e, naturalmente religiosas.

 

Depois de uma visita ao lar de idosos e convívio com a população local, os peregrinos portugueses rezaram o terço e participaram na Missa das 18:00 com os seus irmãos palestinos. Inesperadamente, a Missa foi celebrada em árabe e português. Esta celebração que se iniciou com o cântico português do “Avé Maria de Fátima”, cantado em árabe, foi muito comovente para todos os portugueses que nela participaram.

 

No final da Missa houve um convívio com a população local e a visita a locais de grande interesse histórico.

 

No último dia, 27 de Maio, antes do regresso a Portugal, revisitou-se, passados dois anos, o Santuário de Nossa Senhora Rainha da Palestina, em Deir Rafat, onde foi celebrada Missa seguida de um simpático pequeno-almoço oferecido pelas santas monjas de Belém que com toda a alegria contagiaram todos os presentes e fizeram matar saudades. De salientar que são estas corajosas e bondosas irmãs que têm enfrentado, na primeira linha, as ameaças físicas e os vandalismos que grupos extremistas religiosos recorrentemente fazem naquele Santuário da Padroeira da Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém.

 

A peregrinação foi concluída com a visita à Igreja de São Pedro, em Telavive.

 

Esta inesquecível Peregrinação permitiu, ainda, estabelecer úteis contactos, quer em Taybeh, quer com os franciscanos, no sentido de se operacionalizar a ida de jovens voluntários portugueses para, no tempo de férias escolares, ajudarem nas obras da Terra Santa e no apoio às comunidades cristãs.

 

9ª Peregrinação – Setembro e Outubro de 2012:
Teve início no dia 25 de Setembro de 2012, com passagem por Roma onde recebeu a Bênção Apostólica de Sua Santidade o Papa Bento XVI, na Audiência-Geral de dia 26.

 

O grupo de 75 peregrinos portugueses, liderados por S. Ex.ª o Lugar-Tenente, integrava 5 Padres e 41 membros da Ordem, acompanhados por familiares e amigos.

  

Painel oferecido, em 2012, pela Lugar-Tenência de Portugal ao Santuário da Anunciação em Nazaré

 

Com uma primeira estadia em Nazaré (dias 27 e 28) de onde partiram visitas à Basílica da Anunciação, Monte Tabor, Tabgha, Primado, Cafarnaum, Mar da Galileia e Monte das Bem-Aventuranças, Aboud, Aim Karem, Jericó (dia 29), Rio Jordão, Mar Morto, Belém e Jerusalém (a partir do dia 30), a Peregrinação teve muitos momentos especiais, dos quais se poderão destacar: a 27, a bênção e inauguração de um painel, em azulejaria portuguesa, dedicado a Nossa Senhora da Conceição, Rainha e Padroeira de Portugal, oferecido, devido ao contributo de dois cavaleiros da Lugar-Tenência de Portugal, ao Santuário da Anunciação, em Nazaré, e a Adoração do Santíssimo, no Monte Tabor; no dia 29, a visita ao Convento das Irmãs do Rosário, em Aboud, cujas obras de remodelação foram financiadas pela Lugar-Tenência de Portugal, e onde o grupo de peregrinos teve oportunidade de falar com o Fr. Yousef Rizek e as três Irmãs que, com transbordante alegria e coragem, ali prestam um extraordinário trabalho de evangelização; nos dias 2 e 3 de Outubro, respectivamente, na Concatedral do Patriarcado Latino e na Basílica do Santo Sepulcro, celebraram-se as cerimónias de Velada de Armas e de Investidura de 10 Cavaleiros e 4 Damas portugueses, presididas por S. Ex.ª Rev.ma Mons. William Shomali, Bispo Auxiliar de Jerusalém, que proferiu uma homília que a todos muito sensibilizou. S. Ex.ª Rev.ma Mons. Shomali ainda entregou a “Concha Peregrinatoris” aos seguintes Cavaleiros e Damas que participaram pela primeira vez numa Peregrinação à Terra Santa:

 

- Dr. D. Jaime Roque de Pinho d'Almeida, Marquês de Lavradio

 - Eng.º Manuel Rebelo Teixeira de Melo Ramos

- D. António Maria Pacheco de La Grandière de Noronha

- Coronel Bartolomeu Nuno de Guanilho da Costa Cabral

- Dr. Jorge Alberto Osório de Vasconcelos Jardim Gonçalves

- Eng.º Jorge Miguel de Toledo Neder Preto

- José Alberto Fonseca de Sotto-Mayor

- Com.dte José Manuel de Alvim e Norton de Pimentel Santos

- Prof. Doutor D. Lourenço da Bandeira Manoel de Vilhena de Freitas, Duque da Terceira

- Prof. Doutor Luís Afonso Brás Simões do Rosário

- Prof. Doutor Luís Alberto Adão da Fonseca

- Mestre Dr. Tiago Teles de Abreu Tarré

- Joana de Melo Correia Coelho de Campos de Melo Ramos

- Maria Matilde Pessoa de Magalhães Figueiredo de Sousa Franco

- Dalila Alexandra de Spínola Moreira de Sotto-Mayor

- Maria Amélia Ramalho de Melo Jardim Gonçalves

- Maria do Carmo Leão Ponce Dentinho van Uden

- Teresa Luísa Ferreira Pinto Basto d'Almeida, Marquesa de Lavradio

 

Foi tirada, na escadaria exterior da Basílica do Santo Sepulcro, para recordação, uma fotografia conjunta de todo o Grupo com o Senhor Bispo Auxiliar de Jerusalém e o Embaixador de Portugal em Israel.

 

Seguiu-se o cortejo dos Cavaleiros e Damas presentes pelos souks até junto do Patriarcado, pelo mesmo trajecto e da mesma forma, como haviam iniciado a cerimónia.

 

No final desse dia, S. Ex.ª Rev.ma Mons. Shomali ofereceu um jantar no Patriarcado a S. Ex.ª o Lugar-Tenente e aos membros do Conselho presentes (Chanceler, D. Nuno de Bragança van Uden, Cerimoniário Eclesiástico, Rev. Padre D. Gonçalo Portocarrero de Almada, Cerimoniário Leigo, D. Miguel de Bragança van Uden, Presidente da Delegação Sul, Eng.º José Paulo de Barahona e Silva) e ao Representante da Lugar-Tenência de Portugal em Fátima, Francisco de Mascarenhas e Lemos. Na ocasião, foi entregue a S. Ex.ª Rev.ma uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, da antiga Fábrica da Vista Alegre, benzida por S. Ex.ª Rev.ma o Bispo de Leiria-Fátima, acompanhada por uma mensagem dEste, e o documento de depósito de um donativo de € 5.000,00, efectuado por um Cavaleiro da Lugar-Tenência de Portugal.

 

No dia 4 de Outubro, antes de embarcar para Portugal, o grupo visitou o Santuário de Nossa Senhora da Palestina, em Deir Rafat, onde foi celebrada Missa, onde, após o almoço, teve lugar uma interessantíssima e comovente conversa com as Monjas de Belém que ali desenvolvem com grande alegria uma notável missão.

 

Toda a peregrinação foi acompanhada pelo magnífico coro da Família Correia de Campos, que, em todas as Missas diariamente celebradas, incluindo as cerimónias da Velada de Armas e da Investidura, encantou todos os presentes com as suas belíssimas vozes e selecção cuidada de cânticos.

 

Uma última nota para o notável guia da Peregrinação, da autoria do Rev.do Padre Miguel Soares de Albergaria d’Aguiar, distribuído a todos os Peregrinos, que constituiu um imprescindível auxiliar, quer na descrição e informação dos locais visitados quer como Missal das cerimónias religiosas. 

 

8.ª Peregrinação - Outubro 2010:
A 8.ª Peregrinação decorreu entre os dias 2 e 9 de Outubro de 2010 e reuniu um grupo de oitenta e dois peregrinos, cinquenta dos quais eram Cavaleiros e Damas da Ordem, dirigido por S. Ex.ª o Lugar-Tenente de Portugal.

 

O interesse e importância desta Peregrinação ficaram bem demonstrados através das significativas mensagens, especialmente dirigidas aos Peregrinos, de S. Santidade o Papa Bento XVI, de S. Em.ª Rev.ma o Grão-Mestre, Cardeal John P. Foley, de S. Beatitude o Patriarca Latino, Mons. Fouad Twal, Grão-Prior da Ordem, e de S. Em.ª Rev.ma o Cardeal D. José Policarpo, Grão-Prior da Lugar-Tenência de Portugal.

 

A Peregrinação iniciou-se formalmente com a celebração de uma Santa Missa, dia 2 de Outubro, pelas 15h00, na Cathédrale des Saints Michel et Gudule, em Bruxelas, onde se fez escala, tendo estado presente um representante de S. Ex.ª o Lugar-Tenente da Bélgica e toda a comitiva portuguesa.

 

Na Terra Santa, efectuaram-se contactos com comunidades cristãs, visitas e celebrações eucarísticas em diversos Lugares Santos, designadamente Jerusalém, Belém, Campo dos Pastores, Ain Karem, Nazaré, Cafarnaum, Monte Tabor, Monte Carmelo, Rio Jordão e Mar Morto. E visitou-se, também, a fortaleza de São João de Acre.

 

Esta Peregrinação incluiu uma Investidura na Basílica do Santo Sepulcro, a primeira ao fim de oito séculos, realizada no dia 5 de Outubro, dos seguintes 13 Cavaleiros, 5 Damas e 1 Eclesiástico:

 

- Dr. José Miguel Granadeiro e Falcão de Carvalho Cerqueira

- Dr. Luis Baltazar Brito da Silva Correia

- D. Nuno Michael Gabriel Rafael Maria de Bragança van Uden

- D. Miguel Inácio de Bragança van Uden

- Dr. D. Nuno Sanches de Baena de Saldanha da Bandeira Ennes, Visconde de Sanches de Baena

- Dr. D. Luis Maria Pinto Basto d’Almeida, Conde de Avintes

- Dr. Bernardo Simões de Almeida Ramos de Magalhães

- Dr. Lourenço de Saldanha da Bandeira Botelho de Sousa

- Dr. José Luis Homem Pizarro Beleza

- Dr. Filipe de Mendia de Athayde Pinto de Mascarenhas

- Dr. Lourenço Cabral Parreira Beja da Costa

- Embaixador Dr. José Carlos Júlio da Cruz Almeida

- Dr. José Manuel Silva Veiga de Macedo

- Maria da Assunção da Cunha e Menezes Pimenta da Gama, Condessa da Barca

- Dr.ª Maria José de Magalhães de Abreu Castello-Branco Adão da Fonseca

- Dr.ª Aura Maria Vistas Miguel

- Dr.ª Sofia Cordeiro Pereira de Sousa Eiró Beja da Costa

- Dr.ª Maria Inês Fragoso de Barahona Silva

- Rev.do Padre Paulo Luis Cary de Potes Cordovil

 

Após o almoço oferecido, nesse dia, no Knights Palace Hotel, pela Lugar-Tenência de Portugal a S. Beatitude o Patriarca Latino, aos Representantes do Senhor Núncio Apostólico em Israel e do Custódio da Terra Santa, a S. Ex.ª o Lugar-Tenente da Bélgica Cav. Gr. Cr. François t’Kint de Roodenbeke e Sua Mulher e a toda a comitiva portuguesa, todos os Cavaleiros e Damas da Ordem, já com os novos membros incorporados, foram recebidos em audiência, no Patriarcado Latino de Jerusalém, por S. Beatitude Mons. Twal. Nessa cerimónia foram trocados discursos entre S. Beatitude e S. Ex.ª o Lugar-Tenente, após a imposição da “Concha Peregrinatoris” aos Cavaleiros e Damas que nunca haviam participado em peregrinação à Terra Santa tendo sido entregue ao Patriarcado o donativo de € 10.000,00 generosamente concedido por um membro da Lugar-Tenência de Portugal.

 

 

Pormenor da audiência concedida pelo Patriarca Latino aos membros da delegação da Lugar-Tenência de Portugal - Outubro de  2010.

 

Para além dos novos Cavaleiros e Damas citados, receberam a “Concha Peregrinatoris”:

 

- Com. Dr. Francisco de Mendia Vassalo

- Cav. Rev.do Padre D. Gonçalo Nuno Ary Portocarrero de Almada, Visconde de Macieira

- Cav. Rev.do Padre João Maria de Sousa Mendes

- Cav. Dr. António Maria de Bourbon e Couto Tovar de Magalhães e Menezes (Felgueiras)

- Cav. Eng.º Nuno Maria da Câmara Pina de Sousa Mendes

- Cav. Dr. Luís Gonzaga de Sousa Morais Cardoso

- Cav. Luís Bernardo Mendes de Vasconcelos Carneiro Pinto

- Cav. Francisco Manuel de Magalhães Castel Branco de Mascarenhas

- Cav. Dr. Manuel Augusto Pereira e Cunha Machado Pinheiro Torres

- Cav. Prof. Doutor José Augusto Perestrelo de Alarcão Troni, Conde da Barca

- Cav. Dr. Sebastião Maria de Castro de Sousa Pinto

- Cav. Eng.º Luís Manuel Mexia Alves Chaves Costa

- Cav. Dr. D. Pedro Maria da Cunha José de Mello

- Cav. Prof. Doutor Fernando Manuel Adão da Fonseca

- Cav. Dr. Gonçalo de Magalhães Moreira Rato

- Dama Maria Graziella Quintela Paixão Lobato da Fonseca von Amann de Campos

- Dama Dr.ª Maria Margarida Monteiro Galvão Telles Ferreira da Fonseca

- Dama Maria Isabel Correia de Castro Pereira Morais Cardoso

- Dama Dr.ª Maria Virgínia de Sales Dias Bravo Chaves Costa

- Dama Dr.ª Maria Fernanda da Silva Pinto Simões Soares da Veiga

- Dama Dr.ª Maria Serafina de Menezes Simões

- Dama Dr.ª Maria Fernanda de Quadros Figueiredo Dantas

 

No âmbito desta Peregrinação, os Cavaleiros e Damas da Lugar-Tenência de Portugal ofereceram ao Patriarcado Latino de Jerusalém uma réplica de um retrato de São Nuno de Santa Maria - canonizado no ano anterior pelo Santo Padre Bento XVI - cujo original, propriedade de SS.AA.RR. os Duques de Bragança, foi por Estes gentilmente cedido para o efeito. O quadro encontra-se, actualmente, colocado na antecâmara da Sala dos Cavaleiros do Patriarcado Latino de Jerusalém, onde habitualmente S. Beatitude concede as audiências.

 

Foi, igualmente, oferecida uma réplica, mais pequena, do mesmo quadro à Capela do Knights Palace Hotel, pousada do Patriarcado Latino ligada à Ordem do Santo Sepulcro, onde também se encontra uma imagem de Nossa Senhora de Fátima.

 

No dia 8 de Outubro, na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no Monte Carmelo, foi imposto o Escapulário a todos os peregrinos que não o possuíam.

  

7.ª Peregrinação - Maio 2009:
A 7.ª Peregrinação da Lugar-Tenência de Portugal decorreu entre os dias 9 e 14 de Maio, no âmbito de uma Peregrinação Internacional da Ordem, por ocasião da Visita Apostólica de S. Santidade o Papa Bento XVI à Terra Santa.

 

Respondendo ao apelo do Santo Padre, veiculado pelo Grão-Mestre da Ordem, S. Em.ª Rev.ma o Cardeal John Patrick Foley, a Lugar-Tenência de Portugal, fez-se representar por uma delegação presidida por S. Ex.ª o Lugar-Tenente e constituída S.A.R. o Senhor D. Duarte, Duque de Bragança, Cavaleiro Grã-Cruz da Ordem, e pelos Cavaleiros Rev.do Padre Miguel Soares de Albergaria d’Aguiar, Eng.º Nuno Maria da Câmara Pina de Sousa Mendes e Eng.º José Paulo de Barahona Silva e pelas Damas Maria de Fátima de Barahona Silva, Maria Virgínia de Sales Dias Bravo Chaves Costa e Ana Júlia Galvão de Melo Correia de Campos.

 

 Delegação da Lugar-Tenência de Portugal - Maio de 2009

 

Tendo ficado instalada no Knights Palace Hotel (Patriarcado Latino de Jerusalém) com as delegações das outras Lugar-Tenências, a delegação portuguesa, a maior de todas as presentes, acompanhou de perto Sua Santidade nas cerimónias por Si presididas, que tiveram lugar na Concatedral do Patriarcado Latino de Jerusalém e na Eucaristia celebrada no Vale Kidron, no dia 12 de Maio, bem como na Eucaristia que teve lugar, no dia seguinte, em Belém presidida também por Sua Santidade e a qual o Cav. Rev.do Padre Miguel Soares de Albergaria d’Aguiar foi convidado a concelebrar.

 

De salientar o honroso convite dirigido a S.A.R. o Senhor D. Duarte, Duque de Bragança, e a S. Ex.ª o Lugar-Tenente de Portugal para o almoço com o Santo Padre, que teve lugar no Patriarcado Latino, no dia 12 de Maio.

 

A Peregrinação da Lugar-Tenência portuguesa culminou, no dia 14 de Maio, com a Santa Eucaristia celebrada, à porta fechada, pelo Cav. Rev.do Padre Miguel Soares d'Albergaria d’Aguiar para os restantes Cavaleiros e Damas, na capela do Sepulcro de Jesus Cristo (Capela do Anjo), no interior da Igreja do Santo Sepulcro.

 

No final da Santa Missa foi entregue, com a autorização de S. Beatitude, a “Concha Peregrinatoris”, junto ao Santo Sepulcro de Nosso Senhor, a S.A.R. o Cav. Gr. Cr. Senhor D. Duarte, Duque de Bragança, e aos Cavaleiros Dr. Nuno da Câmara Pina de Sousa Mendes e Eng.º José Paulo de Barahona Silva e às Damas Maria de Fátima de Barahona Silva, Maria Virgínia de Sales Dias Bravo Chaves Costa e Ana Júlia Galvão de Melo Correia de Campos.

 

No último dia realizou-se uma visita à comunidade cristã da Arménia. 

 

6.ª Peregrinação - Junho 2003:
Segundo a tradição iniciada pelo antigo Lugar-Tenente Dr. Eduardo Norte Santos Silva, deslocou-se, mais uma vez, à Terra Santa um grupo de Cavaleiros e Damas, contrariando a generalidade das recomendações, acompanhados de forma magistral nesta peregrinação pelo Cerimoniário Religioso Rev.do Cónego João Maria Félix da Costa Seabra, coadjuvado pelo Rev.do Padre Bernt Besch, expressamente designado para o efeito pelo Patriarca Latino.

 

Especial referência para a a audiência pessoal concedida por S. Beatitude o Patriarca Latino de Jerusalém e Grão-Prior da Ordem, Monsenhor Michel Sabat, a quem o antigo Lugar-Tenente Dr. Eduardo Norte Santos Silva entregou um lampadário de prata incrustado com Cruzes de Cristo portuguesas, doado pela Lugar-Tenência de Portugal.

 

S. Ex.ª o Lugar-Tenente agradeceu a audiência e manifestou que a Igreja de Roma e o Patriarcado Latino de Jerusalém sempre tiveram e terão na Lugar-Tenência de Portugal o mais fiel dos seus seguidores e defensores após o que, com palavras de grande simpatia e emoção, S. Beatitude expressou o Seu reconhecimento às Lugar-Tenências que mantêm as peregrinações, um dos mais fortes argumentos usado para justificar a pouca atenção que o governo de Israel presta aos Lugares Santos e à Comunidade Católica em geral. Referiu, ainda, que não é nos palestinianos nem nos judeus moderados que está a grande animosidade para co os Católicos nem o entrave para uma solução, estando o problema quase apenas na ambição dos políticos, que se servem de tudo e de todos para cumprir uma estranha missão, em nome da qual morrem milhares de inocentes.

 

Participaram nesta peregrinação S. Ex.ª o Lugar-Tenente Conde de Rezende, Dr. Eduardo Norte Santos Silva, Ex.mo e Rev.mo Cónego João Maria Félix da Costa Seabra, Rev.do Padre Miguel Soares de Albergaria d'Aguiar, Dr. Nuno von Amann de Campos, Dr. Gonçalo de Medina Figueiredo de Barros, Barão de Monte Pedral, Dr. Fernando Correia da Silva e Mulher e Maria da Conceição Silvestre Ribeiro Cardoso. 

 

5.ª Peregrinação - Junho 1997:
De 4 a 11 de Junho, decorreu a 5.ª Peregrinação à Terra Santa sob a direcção do Cav. Com. Rev.do Padre Doutor António Pereira da Silva, OFM.

 

Uma especial referência para a visita ao Seminário de Beit Jallah e ao Infantário "Crèche de la Sainte Famille", dirigido pela Ordem do Santo Sepulcro. No Seminário, foi entregue um cheque de US $ 1000,00, correspondente ao prémio "Lugar-Tenência de Portugal", instituído em 1996, aquando da primeira peregrinação organizada pela Lugar-Tenência de Portugal. No Infantário, foram deixados brinquedos.

 

A final da peregrinação, a cerimónia de recepção no Patriarcado Latino, em que foi comunicada a intenção da entrega de um lampadário, com simbologia Portuguesa, propriedade do Lugar-Tenente, para ser colocado junto do templete do Santo Sepulcro.

 

Participaram S. Ex.ª o Lugar-Tenente, Dr. Eduardo Norte Santos Silva, Conde de Rezende, Dr. Ruy de Mascarenhas Leiria, Eng.º José de Tavares Morais da Cunha e sua Mulher, aos quais já havia sido imposta a "Concha Peregrinatoris". 

 

4.ª Peregrinação - Junho 1994:
A 4.ª Peregrinação à Terra Santa realizou-se de 8 a 15, teve uma participação de 17 Confrades e familiares e contou com a presença de S. Ex.ª o Lugar-Tenente e o acompanhamento espiritual do Cav. Com. Rev.do Padre Doutor António Pereira da Silva, O.F.M.

 

Foi visitado o Seminário, tendo a Lugar-Tenência de Portugal, através dos Confrades Dr. Luiz Folhadela de Oliveira e sua Mulher, contribuído para a "adopção” de um seminarista, mediante a contribuição, para o efeito, de US $ 4000,00.

 

Procedeu-se, ainda, à entrega do valor referente ao prémio de US $ 1000,00 instituído pela Lugar-Tenência de Portugal para o seminarista que em cada ano mais se distinga.

 

Como postulante, integrou ainda a peregrinação o Dr. Francisco Farinha de Noronha de Andrade.

 

A peregrinação terminou com a visita a S. Beatitude o Patriarca Latino de Jerusalém, Mons. Michel Sabat, que impôs a Cruz de Mérito da Ordem ao Cav. Com. Rev.do Doutor António Pereira da Silva, O.F.M., Comissário Português para a Terra Santa, e a "Concha Peregrinatoris" a:

 

- Cav. Dr. Luiz Folhadela de Oliveira

- Cav. Alcino Cardoso

- Cav. Dr. Ruy de Mascarenhas Leiria

- Cav. Dr. José António Alves da Cunha Coutinho

- Cav. Dr. Jaime Carvalho de Lemos

- Dama Maria Helena Ferreira da Costa Gonçalves Folhadela de Oliveira

- Dama Maria Manuela Folhadela de Melo da Costa Guimarães 

 

3.ª Peregrinação - Junho 1992:
De 10 a 18, realizou-se a 3.ª Peregrinação à Terra Santa, que teve como guia, uma vez mais, o Cav. Com. Rev.do Padre Doutor António Pereira da Silva, O.F.M. Como habitualmente, integrou a mesma o Lugar-Tenente e a sua Mulher, bem como ainda S. A. o Senhor D. Miguel, Duque de Viseu.

 

Para além de um donativo, foi entregue a importância de US $ 1.000,00 destinado ao prémio da iniciativa da Lugar-Tenência Portuguesa.

 

Durante a Peregrinação foi, ex novo ou por renovação, imposta a "Concha Peregrinatoris" a:

 

- S. A. o Senhor D. Miguel, Duque de Viseu

- Cav. Gr. Cr. Dr. Eduardo Norte Santos Silva

- Cav. Com. Rev.do Padre Doutor António Pereira da Silva, O.F.M

- Cav. Com. Eng.º José de Tavares Morais da Cunha

- Cav. Dr. Ruy de Mascarenhas Leiria

- Cav. Ten.-Coronel Armando Freire Cabral de Sacadura Falcão

- Cav. Dr. António Maria de Figueiredo Meyrelles do Souto

- Cav. Prof. Doutor Pedro Mário Soares Martinez

- Cav. Dr. Miguel João de Polignac Mascarenhas de Barros

- Dama de Comenda Dr.ª Maria Miguel Costa do Nascimento Neves Santos Silva

- Dama Elizabeth Henriqueta Curbera Burmester

- Dama Clarisse Tavares de Almeida Romano Soares Martinez 

 

2.ª Peregrinação - Junho 1989:
Realizou-se, de 7 a 14, a 2.ª Peregrinação à Terra Santa, organizada pela Ordem, em conjugação com o Comissariado Português para a Terra Santa e guiada pelo Cav. Rev.do Padre Doutor António Pereira da Silva, O.F.M..

 

Participaram 11 Cavaleiros e 3 Damas, alguns dos quais acompanhados por familiares.

 

No dia 13, durante a peregrinação, foram investidos, na Concatedral do Patriarcado Latino, em Jerusalém, por S. Beatitude o Patriarca Latino de Jerusalém:

 

- Cav. Rev.do Padre Doutor António Pereira da Silva, O.F.M.

- Cav. Dr. Francisco José Roseta Fino

 

Receberam a "Concha Peregrinatoris", também no dia 13:

 

- Cav. Com. Dr. Marcus Soares de Albergaria de Noronha da Costa

- Cav. Com. Dr. João Ferreira da Fonseca

- Cav. Com. Eng.º António Luís C. de C. de Mattos e Silva

- Cav. Dr. José Nicolau Ferreira Gonçalves

- Cav. D. João de Castro de Mendia, Conde de Rezende

- Cav. General Kaúlza Oliveira de Arriaga

- Cav. António José Canavarro da Câmara de Vasconcelos e Sousa Rieff

- Cav. José Fernando de Moraes Sarmento de Abreu Peixoto

- Cav. Rev.do Padre Doutor António Pereira da Silva, O.F.M.

- Cav. Dr. Francisco José Roseta Fino

- Dama Maria do Carmo Fernandes Formigal de Arriaga

 

1.ª Peregrinação - Junho 1987:
De 10 a 17, efectuou-se a 1.ª Peregrinação promovida pela Lugar-Tenência de Portugal à Terra Santa, tendo participado os seguintes membros ou postulantes da Ordem:

 

- Cav. Gr. Of. Dr. Eduardo Norte Santos Silva
- Cav. Com. Prof. Doutor Martim Côrte-Real de Albuquerque
- Cav. Dr. Francisco de Cabedo Falcão Machado
- Dama Dr.ª Maria Miguel Neves Santos Silva
- Rui Serrano Nunes Sequeira
- Dr. Francisco José da Silva Roseta Fino
- Maria Palmira da Silveira Machado Pinto Vicente Roseta Fino
- Dr. António José da Silva Pinheiro Marques
- Rev.do Padre Doutor António Pereira da Silva, O.F.M.

 

No dia 16, foi concedida à delegação uma audiência por S. Beatitude o Patriarca Latino de Jerusalém, Grão-Prior da Ordem, que impôs aos presentes a "Concha Peregrinatoris".

 

Foi, então, instituído o "Prémio da Lugar-Tenência de Portugal", no valor de US $ 750,00, a atribuir bi-anualmente ao aluno mais classificado do Seminário de Beit Jallah, tendo a disponibilidade de tal verba ficado a dever-se à generosidade de 2 Cavaleiros e de 1 Postulante.

 

 

PEREGRINAÇÕES A ROMA

 

4.ª Peregrinação - Setembro de 2013

3.ª Peregrinação - Setembro 2012

2.ª Peregrinação - Fevereiro 2012

1.ª Peregrinação - Abril 2009 

 

4.ª Peregrinação – Peregrinação Internacional, integrada no Ano da Fé - 10 a 15 de Setembro de 2013
Na tarde de 13 de Setembro, o Santo Padre Francisco reuniu-se com mais de 3.500 Cavaleiros e Damas da Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém, dos cinco Continentes, em peregrinação a Roma, durante o Ano da Fé (o número de participantes foi crescendo durante os últimos dias).

 

Nesse dia, Sua Eminência o Cardeal Edwin F. O'Brien, Grão-Mestre da Ordem, na parte da manhã celebrou uma Missa para todos na Basílica papal de São Paulo Extramuros, na qual participaram todos os peregrinos - os Cavaleiros e Damas com suas capas tradicionais com a insígnia da Ordem (Cruz potenciada recordando as cinco chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo) – tendo à tarde, liderado os membros da Ordem e acompanhantes que encheram a Sala Paulo VI, no Vaticano, para a Audiência com o Santo Padre Francisco.

 

Antecedendo o encontro com o Santo Padre, Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Arcebispo Salvatore Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, fez uma apresentação sobre o Ano da Fé.

 

O Discurso do Santo Padre foi dirigido a todos os presentes, tendo salientado expressamente que os Cavaleiros e Damas da Ordem não deveriam passar pela vida como caminhantes errantes, sem rumo nem destino, mas como verdadeiros peregrinos em busca do aprofundamento da Fé e da Salvação, definindo como linha de actuação da Ordem três pontos-chave: Caminhar, Construir e Confessar.

 

No final, Sua Eminência o Cardeal Grão-Mestre, os Membros do Grão-Magistério e todos os Lugar-Tenentes presentes tiveram a honra de beijar o anel papal e dirigir algumas palavras ao Papa Francisco.

 

A Peregrinação Internacional da Ordem em Roma, teve início formal no dia 10 de Setembro, com uma Missa celebrada na Igreja de Santa Maria em Traspontina, presidida pelo Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Arcebispo Giuseppe De Andrea, Assessor de Honra da Ordem. Duas celebrações semelhantes ocorreram, respectivamente, na Quarta-feira, 11 de Setembro, na Chiesa del Gesù, presidida pelo Reverendo Monsenhor Francis D. Kelly, cerimoniário Eclesiástico do Grão Magistério, e na Quinta-feira, 12 de Setembro, na Basílica de Santa Maria in Trastevere, sendo principal celebrante Sua Excelência Reverendíssima Mgr. Philip E. Wilson, Arcebispo de Adelaide e Grão-Prior do Lugar-Tenência da Austrália Ocidental. Nesses dias os peregrinos tiveram a oportunidade de fazer uma visita à Basílica de Santa Maria Maior e ao seu museu, à Igreja de Santa Maria in Aracoeli, à colina do Capitólio e aos Museus do Vaticano. No Domingo, 15 de Setembro, mais uma vez, na Basílica de São Paulo Extramuros, na Via Ostiense, realizou-se a última cerimónia desta Peregrinação Internacional, que foi presidida pelo Cardeal Grão-Mestre Durante a Santa Missa que ali teve lugar, foram investidos 20 Cavaleiros da Lugar-Tenência de França e seis Cavaleiros e três Damas da nova Lugar-Tenência de São Paulo (Brasil) apadrinhados por Cavaleiros e Damas da Lugar-Tenência de Portugal. Entre os novos Cavaleiros brasileiros contava-se, S. Ex.ª o Lugar-Tenente Cav. Com. Dr. Manuel Tavares de Almeida, cujo Padrinho foi o membro do Grão-Magistério e responsável pela instituição desta Lugar-Tenência, S.E. o Conde de Rezende.

 

Na véspera, dia 14 de Setembro, o dia foi preenchido com um Concerto Coral na Basílica de São João de Latrão, da parte da manhã, uma Missa solene na Basílica de São Pedro, presidida pelo Cardeal Grão-Mestre, às 17h00, tendo-se realizado à noite, pelas 21h00, na quatrocentista Igreja de Santo António dos Portugueses, cedida amavelmente para o efeito pelo seu Reitor. Mons. Agostinho Borges (que participou activamente no enquadramento musical), a cerimónia de Velada de Armas para os candidatos brasileiros, presidida pelo Cerimoniário da Lugar-Tenência de Portugal, Reverendíssimo Padre Cav. Com. Gonçalo Portocarrero de Almada, Coadjuvado pelos Reverendíssimos Confrades Mons. José de Bettencourt, Chefe de Protocolo do Vaticano, e pelo Cerimoniário Adjunto, Padre Miguel d’Aguiar. Esta cerimónia de grande beleza e profundidade contou com a colaboração activa no campo organizativo e protocolar do Cerimoniário Leigo da Lugar-Tenência de Portugal, Cav. Dr. António Felgueiras.

 

A esta cerimónia assistiu, também, o Senhor Conselheiro da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé, Dr. Luiz de Albuquerque Veloso. Como curiosidade, participaram integrados no corpo da Ordem constituído por mais de vinte Cavaleiros e Damas portugueses (os únicos membros da Ordem presentes), quatro membros luso-canadianos, da Lugar-Tenência do Canadá.

 

A Comitiva da Lugar-Tenência de Portugal, liderada pelo seu Lugar-Tenente, integrou 43 pessoas, dos quais 37 – 16 Cavaleiros e 11 Damas – eram membros da Ordem.

 

A irrepreensível organização da Peregrinação da comitiva portuguesa esteve a cargo do Cav. D. Miguel de Bragança van Uden, Conselheiro da Lugar-Tenência, que zelou por todos os detalhes assegurando em permanência todos os contactos com a UNITALSI e Roma, contando com o sempre disponível e eficiente apoio da Senhora Secretária da Ordem, Dr.ª Isabel Simões.

 

3.ª Peregrinação - Setembro 2012:
No dia 25 de Setembro de 2012, um grupo de cerca de 60 peregrinos, que incluíam Cavaleiros e Damas da Lugar-Tenência de Portugal, acompanhados pelos 14 Candidatos, familiares e amigos em viagem para a Terra Santa, deslocaram-se a Roma, onde permaneceram 2 dias. 

 

No primeiro dia, foi oferecida à comitiva portuguesa, liderada por S. Ex.ª o Lugar-Tenente, uma recepção na Embaixada de Portugal junto da Santa Sé, pelo Encarregado de Negócios Dr. Luiz de Albuquerque Velozo, contando com uma centena de convidados entre os quais Sua Eminência o Cardeal D. Manuel Monteiro de Castro, Sua Excelência Reverendíssima Mons. D. Rino Passigato, Núncio Apostólico em Portugal, Sua Excelência Reverendíssima D. Carlos Azevedo, o Rev.mo Mons. Cav. Gr. Of. Francis D. Kelly, Cerimoniário Eclesiástico do Grão Magistério, S. Ex.ª Prof. Pierre Blanchard, Membro do Grão Magistério e S. Ex.ª o Embaixador de Portugal em Roma, Dr. Manuel Lobo Antunes.

 

Seguiu-se, pelas 21h00 uma Missa na Igreja de Santo António dos Portugueses. 

 

No dia 26, o grupo de peregrinos da Lugar-Tenência de Portugal, participou formalmente – os Cavaleiros e as Damas envergando capa, barrete/mantilha e insígnias - em área reservada para o efeito, do lado esquerdo em frente ao altar, na Audiência-Geral, realizada na Praça de São Pedro, onde Sua Santidade o Papa Bento XVI se lhes dirigiu expressamente numa saudação em português, antes de conceder a Bênção Apostólica. 

 

Depois desta cerimónia, a comitiva portuguesa foi recebida no Palácio della Rovere, Sede da Ordem, pelo Chanceler do Grão Magistério, S. Ex.ª o Cav. Gr. Cr. Prof. Ivan Rebernik que, em simpática recepção, lhes mostrou diversas salas, em interessante visita guiada. 

 

Pelas 16h00, foi celebrada Missa na Igreja do Espírito Santo, in Sassia, após o que a comitiva se dirigiu ao aeroporto com destino à Terra Santa. 

 

2.ª Peregrinação - Fevereiro 2012:
A 2ª Peregrinação a Roma da Lugar-Tenência de Portugal realizou-se nos dias 17 a 20 de Fevereiro, no âmbito do Consistório para elevação a Cardeal do Grão-Mestre da Ordem, Sua Eminência Edwin Frederick O’Brien.

 

Sendo uma peregrinação internacional, com representantes de várias Lugar-Tenências de todo o Mundo, compareceram centenas de Cavaleiros e Damas da Ordem. A Lugar-Tenência de Portugal esteve representada por S. Ex.ª o Lugar-Tenente e as Damas Dr.ª Margarida Galvão Teles Ferreira da Fonseca e Dr.ª Aura Miguel, que como Jornalista Vaticanista, se desdobrou em funções. Presente, também, mas na qualidade de membro do Grão-Magistério, S. Ex.ª o Conde de Rezende.

 

No dia 17, a delegação portuguesa foi convidada por S. Ex.ª o Embaixador de Portugal junto da Santa Sé para uma recepção dada na Embaixada em homenagem ao novo Cardeal português, Sua Eminência D. Manuel Monteiro de Castro.

 

O programa oficial começou, no dia 18, de manhã, com a cerimónia do Consistório, no interior da Basílica de São Pedro. À tarde SS. EE. o Conde de Resende e o Lugar-Tenente de Portugal foram prestar cumprimentos a Suas Eminências Reverendíssimas o Cardeal Grão-Mestre e o Cardeal português D. Manuel Monteiro de Castro.

 

No dia seguinte, dia 19, Sua Santidade o Papa Bento XVI celebrou, na Basílica de São Pedro, a Santa Missa acolitado pelos novos Cardeais, entre os quais o Grão-Mestre da Ordem e D. Manuel Monteiro de Castro.

 

Seguiu-se, no Palácio della Rovere, Sede da Ordem, uma recepção oferecida por Sua Eminência o Cardeal Grão-Mestre Edwin O’Brien. À noite foi oferecido pela Diocese de Baltimore um jantar em homenagem ao Grão-Mestre, para o qual foram convidados SS.EE. o Conde de Rezende e o Lugar-Tenente de Portugal.

 

1.ª Peregrinação - Abril 2009:
Por ocasião da Canonização de São Nuno de Santa Maria, realizou-se, entre os dias 24 e 28 de Abril de 2009, a 1ª Peregrinação da Lugar-Tenência portuguesa a Roma. A comitiva era composta por cerca de cem pessoas, das quais perto de metade eram Cavaleiros e Damas da Ordem, dirigidas por S. Ex.ª o Lugar-Tenente de Portugal, e na qual participaram SS.AA.RR os Duques de Bragança, Membros Grã-Cruzes da Ordem.

 

O programa foi de grande intensidade espiritual, iniciando-se no dia 25 de Abril, pelas 21h00, na Igreja de Santo António dos Portugueses, com a Vigília presidida por Sua Eminência o Grão Prior Cardeal D. José Policarpo, Patriarca de Lisboa. 

 

No dia 26 de Abril, celebrou-se na Praça de São Pedro, no Vaticano, a cerimónia de Canonização de São Nuno de Santa Maria. A Ordem esteve representada por uma delegação de 50 Cavaleiros e Damas, incluindo SS.AA.RR os Duques de Bragança e o Lugar-Tenente de Portugal.

  

 Membros da delegação da Lugar-Tenência de Portugal - Abril de 2009.

 

Ao fim da tarde desse dia, S. Ex.ª o Embaixador de Portugal junto da Santa Sé, Dr. João da Rocha Páris, recebeu a comitiva portuguesa numa recepção na Embaixada.

 

No dia seguinte, 27 de Abril, foi celebrada, na Basílica de São Paulo Extra-Muros (Roma), a Missa de Acção de Graças pela Canonização deste Santo português, presidida Sua Eminência o Grão Prior D. José Policarpo, com a presença de 20 Cavaleiros e Damas Portugueses, incluindo SS.AA.RR. os Duques de Bragança.

 

Missa na Basílica de S. Paulo Extra-Muros, celebrada por Sua Eminência o Grão-Prior da Lugar-Tenência de Portugal, Cardeal D. José da Cruz Policarpo, Patriarca de Lisboa, em acção de graças pela canonização de S. Nuno de Santa Maria - Abril de 2009.

 

Nesse mesmo dia, o Grão-Mestre da Ordem Sua Eminência o Senhor Cardeal John Foley havia concedido, no Palácio della Rovere, Sede da Ordem, no Vaticano, uma histórica audiência à representação de cerca de 40 Cavaleiros e Damas portugueses, chefiada por S. Ex.ª o Lugar-Tenente e que integrava ainda a honrosa presença de S.A.R o Senhor Dom Duarte de Bragança, Chefe da Casa Real Portuguesa, e SS. EE. os dois antigos Lugar-Tenentes que precederam o actual. Esta cerimónia revestiu-se de grande solenidade merecendo, logo no dia seguinte, expresso agradecimento do nosso Grão-Mestre que não deixou de referir amavelmente, por carta, a significativa presença e dimensão da Delegação Portuguesa. Nessa Audiência, o Grão-Mestre, perante S. Ex.ª o Governador-Geral Conde Agostino Borromeo, conferiu ao Senhor Conde de Rezende a distinção de Lugar-Tenente Honorário.

 

 

Audiência concedida por Sua Eminência o Cardeal Grão-Mestre John Foley à delegação da Lugar-Tenência de Portugal, no Palácio della Rovere, sede da Ordem do Santo Sepulcro, no Vaticano, por ocasião da canonização de S. Nuno de Santa Maria - Abril de 2009, 

Actualize a informação sobre a Ordem de Cavalaria do Santo Sepulcro de Jerusalém
e sobre a Terra Santa, através do site da Lugar-Tenência de Portugal.

Tel: +351 211 329 998

Fax: +++++++++

Igreja do Santo Condestável Rua Saraiva de Carvalho 1350-318 Lisboa

© Ordem de Cavalaria do Santo Sepulcro de Jerusalém

Desenvolvido por:

Web design por:


Actualize a informação sobre a Ordem de Cavalaria do Santo Sepulcro de Jerusalém
e sobre a Terra Santa, através do site da Lugar-Tenência de Portugal.


Tel: +351 211 329 998


Fax: +++++++++


Igreja do Santo Condestável Rua Saraiva de Carvalho 1350-318 Lisboa

© Ordem de Cavalaria do Santo Sepulcro de Jerusalém

Desenvolvido por:

Web design por: